terça-feira, 22 de setembro de 2009

O Senhor é meu Pastor


Transparente e comovedor, O Senhor é meu Pastor nos mostra que o medo é o reflexo da condição humana, feita de esperanças, desamparo e busca por conforto. Nós nos desesperamos achando que estamos abandonados, até que a força da fé transforma nossos sentimentos.


no salmo 23. Deus se anuncia como um bom pastor para nos conduzir a pastagens verdejantes e a fontes de águas cristalinas, permitindo reparar nossas forças. Dando-nos segurança e consolo, atravessando conosco as passagens mais sombrias, Ele coloca Sua mão sobre nosso ombro e diz: "Não temas mal nenhum. Eu estou contigo."


O salmo assegura: Deus toma partido. Ele está de um lado da contradição, do lado de quem teme e é perseguido. Por isso podemos serenar e ficar confiantes."

A força da ternura


"O Universo é constituído por uma imensa teia de relações de tal forma que cada um vive pelo outro, para o outro e com o outro; o ser humano é um nó de relações voltado para todas as direções; e a própria Divindade se revela como uma Realidade de plena comunhão e amor."




Leonardo Boff

O Teólogo Hoje.


A reflexão teológica deve ser firme em sua orientação última, decidida em suas opções fundamentais e, ao mesmo tempo, humilde no dia-a-dia, cuidadosamente atenta em seu avanço e aberta aos novos desafios e possibilidades, para dar respostas pertinentes a todos aqueles que crêem.  

A sua Dor, dói em Deus.


"O Eterno leva tão sério os homens, a ponto de sofrer com suas lutas,e, no seu amor, afligir-se com seus pecados."

Ao se tornar humano, o Verbo se coloca em uma situação de fragilidade e vulnerabilidade, agravadas pelo amor. Todos aqueles que amam se tornam vulneraveis, podem ser feridos e se decepcionar. Deus, sendo Deus "Deus em nós", tambem sofre por levar tão a serio. Sofre com nossas ações e pode ser ferido por elas, criando, porém, comunhão conosco, ajudando-nos a tornarmo-nos libertos dos circulos infernais da pobreza, da violencia, da alienação racial, cultural, da destruição da natureza, da perda do significado da vida ou da perda de sentido e da ausencia de Deus. 

segunda-feira, 21 de setembro de 2009


     Num mundo asfixiado pelo estresse, o consumismo, as novas escravidões (morais e físicas), o desespero e, em que a falta de esperança se tornou um fenômeno social, é preciso, para continuar vivendo, mais que nunca redescobrir as razões da esperança.

No entanto, apesar de tudo isso, a esperança se impõe. E a mensagem de esperança ilumina este horizonte de hoje cheio de incerteza e pessimismo. A esperança nos sustenta e protege no bom combate pela vida e pelo amor. Alimenta-se na solidariedade e na relação com os outros, lembrando-nos que não podemos esperar sozinhos, mas apenas em comunhão. Já dizia o grande educador Paulo Freire: “Ninguém liberta ninguém. Ninguém se liberta sozinho. Os homens se libertam em comunhão.”

   A mensagem e a virtude da esperança iluminam este horizonte denso de incertezas e de pessimismo. A esperança, de fato, tem essencialmente também uma dimensão comunitária e social, de tal forma que aquilo que o Apóstolo diz em sentido próprio e direto em relação à Igreja, pode ser em sentido lato aplicado à vocação de toda a humanidade: «Há um só corpo e um só Espírito, como existe uma só esperança no chamamento que recebestes» (Ef 4, 4).                                                                         

Jesus a porta para a vida.


 João diz que Jesus é aquele que nos revela, que torna o homem visível e experimentável neste mundo.

Tom Honey. Como pôde Deus permitir o tsunami. Redefinindo a imagem de Deus.

http://www.ted.com/talks/tom_honey_on_god_and_the_tsunami.html

domingo, 20 de setembro de 2009

Deus fez-se Palavra-Verbo,Logos

"O admiravél não esta tanto no silêncio de Deus quanto na própria possibilidade de sua palavra. E a pergunta não é: por que Deus torna as coisas tão dificil?, mas sim: Como é possivel um amor tão grande que até é capaz de realizar o impensavél misterio desta comunicação? Deus fez-se palavra-verbo, logos- para traduzir em nossa carne, para tornar acessível o inacessivel. Deus fez tudo quanto estava em suas maõs para aproximar-se de nós; que de nenhum modo quer, mas que, pelo contrario, doi nele a dificuldade estrutural que as vezes torna nosso contato tão dificil. O temos ao nosso lado, como aquele que nos apoia, nos compreende e nos anima".