segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Quem é Deus

A face humana de Deus em Jesus de nazaré

Jesus veio para trazer de volta à casa do Pai os filhos desgarrados de Deus. Convida à sua mesa os publicanos, os pecadores, os excluidos, os reprovados, chama para o grande banquete a gentinha das vielas e arrabaldes.
Sem descanso, não cessa de repetir precisamente aos devotos que sua justiça mesma os separa de Deus.

Deus é o pai que abre ao filho perdido a porta de sua casa; é o pastor que se rejubila por sua ovelha reencontrada, é o anfitrião que convida à sua mesa os pobres e os mendigos. Deus sente mais alegria por um só pecador que faz arrependimento do que pelos noventa e nove Justos. Ele é o Deus dos pequenos e dos desesperados, cuja bondade e misericordia são limitadas. É assim que é Deus.

Soli deo gloria

Virtudes que nos unem a Deus

A fé um modo especial de ver a realidade. Significa olhar conscientemente para as coisas como bons olhos e descobrir em tudo o lado bom. Trata-se de ver Deus em tudo, também na face humana. Só posso ver o bem quando acredito que Deus está em tudo.

A esperança é a virtude da pessoa que ainda está a caminho, que ainda não possui o que deseja. O ser humano oscila entre o já presente eo "ainda não".

O amor é a virtude divina na qual culminam todas as outras virtudes. Nenhum tema foi mais escrito e falado do que ele.

Anselm Grun

Palavras do pórtico

Navegadores Antigos tinham uma frase gloriosa: "Navegar é preciso;viver não é preciso".
Quero para mim o espírito desta frase, transformada a forma para a casr com o que sou: Viver não é necessário é criar.
Não conto gozar a minha vida; nem em goza-la penso. Só quero torna-la grande, ainda que para isso de ser o meu corpo e a minha alma a lenha desse fogo.
Só quero torna-la de toda a humanidade; ainda que para isso tenha de a perder como minha.
Csa vez mais assim penso. Cada vez ponho na essência anímica do meu sangue o propósito impessoal de engrandecer a pátria e contribuir para a evolução da humanidade.
É a forma que em mim tomou o misticismo da nossa raça.

Fernando Pessoa
Poesias

A sabedoria nossa de cada dia

Aprendendo a superar os conflitos humanos

"Um dos maiores segredos da existência é o autoconhecimento e a compreensão de que não somos heróis, mas seres humanos sujeitos a inúmeras falhas.
Enxergar nossas limitações e imperfeições pode nos causar uma breve inquietação, mas também pode nos dar uma oportunidade preciosa para transformar ansiedade em criatividade decepções em tolerância e perdas em maturidade.
Para isso, nutra sua emoção e seu intelecto com sabedoria, humildade, generosidade e tranquilidade".

Augusto Cury

Transforma meu pranto em dança

"Lamentar empobrece-nos; Faz-nos lembrar, com veemencia, de nossa pequenez. Mas é precisamente aqui, no meio da dor, da pobreza ou da fraqueza que o Dançarino(Deus) nos convida a levantar e a dar os primeiros passos".

Henri Nouwen