quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Anseios...

Anseio, por uma igreja mais democrática.
Anseio, por uma igreja mais viva.
Anseio, por uma igreja mais atenta, aos acontecimentos de sua época.
Anseio, por uma igreja, que responda aos desafios da pós-modernidade.
Anseio, por uma igreja mais comprometida com a ética/moral, do reino de Deus.
Anseio, por uma espiritualidade bíblica.
Anseio, por uma igreja mais engajada, por justiça social.
Anseio, por uma igreja mais próxima dos desfavorecidos, injustiçados, excluídos, marginalizados...
Anseio, por um novo fazer teologico.
Anseio, por, ver, lideres a exemplos de Jesus ou seja servos.
Anseio...

Soli deo gloria

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

O Deus im-POTENTE

Tragedia em Santa Catarina

Trás de volta, algumas inquietações;
Por que existe o sofrimento no mundo? Por que Deus permite a dor? Sua onipotência não pode evitar o mal que abate inocentes? Se pode, por que não faz?
Será que o poder de Deus não se encontra em seu amor, em sua misericordia, na força de sua palavra, em seu testemunho e no serviço das vítimas de todos os tempos?
Impotência e poder se oporiam necessariamente? O máximo do esvaziamento de Cristo (quenose) na cruz não pode ser o máximo da realização de seu amor pela humanidade? Não se encontra na fragilidade humana a força da Graça de Deus?
Quero demonstrar que não nos encontramos diante de um Deus impassível, imutável, distante e apático em relação ao destino de suas criaturas, mas alguem que se torna "vulnerável"à dor dos seus, deixa-se afetar pelo que acontece dentro da historia e participa a patir de dentro da criação, sustentand-a, conduzindo-a, interpelando nossa libertade.
Queremos demonstrar, que a encarnação e a morte de cruz, tendo como centralidade o reino de Deus, revela a quenose divina como ponto de partida para compreendermos a tematica do aml e do sofrimento, da im-POTENCIA como poder de amor. Um amor que se propõe e não mede esforços, em seu esvaziamento e seu despojamento, para que a criatura creia em sua presença como COMPANHEIRO, AMIGO, alguém que age a partir do ser humano, chamando-o à co-responsabilidade e a um projeto de irmãos.
Deus entra na vida do ser humano como amor gratuito e misericordia sem limites para salva-lo. Salvação que nos seus multiplos aspectos, pressupõe tambem a realização humana, libertando-nos e possibilitando-nos a enfrentar o mal e o sofrimento.
Refaça-mos a pergunta; Aonde está Deus?
Deus está ao lado das vitimas, da tragedia em Santa Catarina.

Soli deo gloria